Respeito: s.m. Ato ou ação de respeitar. / Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração. De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra respeito pode ser definida como sentimento de atenção e consideração, como é proposto acima, porém a vivência desse significado esta se tornando cada dia mais difícil, principalmente no espaço organizacional.
Participar de uma equipe, ser liderado e colaborar para o clima daquele ambiente são fatores que contribuem para o exercício do respeito entre as pessoas.
Organizações que aderiram às mudanças impostas pelo mercado contemporâneo extremamente competitivo, já sabem a importância do relacionamento interpessoal e valorizam não somente aquele profissional que exerce sua profissão com excelência.
Até porque, o saber fazer pode ser adquirido, mas a ciência em saber se relacionar e se posicionar no âmbito empresarial é uma habilidade particular não adquirida de cada ser humano.
O respeito é parte fundamental do relacionamento entre funcionários e gerência, uma vez que juntamente com o gestor, é fator de conclusões, resolução e entendimento em várias situações problema na organização.
Atualmente a gerência de algumas empresas tem conhecimento e valoriza o respeito entre seus colaboradores além de favorecer a prática dessa situação, permitindo a divulgação desse assunto no interior de sua organização com palestras, treinamentos, dinâmicas, e etc. Organizações assim, tem visão estratégica e optam por otimizar seu quadro de funcionário, pois sabem que o diferencial está no capital humano.
Possuir sentimento de consideração e atenção é um elemento que deve ser desenvolvido pela gerência de uma organização, assim ao participar desta empresa o funcionário vai sentir que é respeitado, facilitando a prática deste sentimento com seus colegas de trabalho.
Por isso tudo é importante o conhecimento das relações interpessoais e seus elementos chave, como o respeito. Organizações que pretendem se assegurar no mercado futuro precisam visualizar o respeito entre seus colaboradores como um diferencial para sucesso na produtividade do seu serviço.
Para finalizar, acredito que o respeito pode ser definido perfeitamente como a Liberdade, escrita por Cecília Meireles:
"Respeito – essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda".
(Adaptado)
Karen Mariane
Nenhum comentário:
Postar um comentário