quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Você sabe o que é Respeito?

Respeito: s.m. Ato ou ação de respeitar. / Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração. De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra respeito pode ser definida como sentimento de atenção e consideração, como é proposto acima, porém a vivência desse significado esta se tornando cada dia mais difícil, principalmente no espaço organizacional. 

Participar de uma equipe, ser liderado e colaborar para o clima daquele ambiente são fatores que contribuem para o exercício do respeito entre as pessoas.
Organizações que aderiram às mudanças impostas pelo mercado contemporâneo extremamente competitivo, já sabem a importância do relacionamento interpessoal e valorizam não somente aquele profissional que exerce sua profissão com excelência.
Até porque, o saber fazer pode ser adquirido, mas a ciência em saber se relacionar e se posicionar no âmbito empresarial é uma habilidade particular não adquirida de cada ser humano.

O respeito é parte fundamental do relacionamento entre funcionários e gerência, uma vez que juntamente com o gestor, é fator de conclusões, resolução e entendimento em várias situações problema na organização.
Atualmente a gerência de algumas empresas tem conhecimento e valoriza o respeito entre seus colaboradores além de favorecer a prática dessa situação, permitindo a divulgação desse assunto no interior de sua organização com palestras, treinamentos, dinâmicas, e etc. Organizações assim, tem visão estratégica e optam por otimizar seu quadro de funcionário, pois sabem que o diferencial está no capital humano.
 
Possuir sentimento de consideração e atenção é um elemento que deve ser desenvolvido pela gerência de uma organização, assim ao participar desta empresa o funcionário vai sentir que é respeitado, facilitando a prática deste sentimento com seus colegas de trabalho.

Por isso tudo é importante o conhecimento das relações interpessoais e seus elementos chave, como o respeito. Organizações que pretendem se assegurar no mercado futuro precisam visualizar o respeito entre seus colaboradores como um diferencial para sucesso na produtividade do seu serviço.
Para finalizar, acredito que o respeito pode ser definido perfeitamente como a Liberdade, escrita por Cecília Meireles:
"Respeito – essa palavra
que o sonho humano alimenta:
que não há ninguém que explique,
e ninguém que não entenda".
(Adaptado)

Karen Mariane 



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Importância do Recursos Humanos.

O universo que ainda não aderiu aos serviços estratégicos do RH sempre justifica sua baixa produtividade nos funcionários desmotivados. Ainda é muito difícil inserir um serviço de manutenção do capital humano nas empresas, pois ele é visto como mais um passivo que pode ser descartado. Implantar um RH totalmente estruturado é ainda mais impossível. O RH estratégico trouxe uma nova visão do ser humano na empresa porém nem todas as organizações tem visão para esse futuro empresarial. 


A gerência não consegue enxergar que “cuidar” do fator humano aperfeiçoa não só a produção, mais evita gastos com áreas burocráticas como demissão e admissão. Muitas empresas por falta de estrutura contratam várias pessoas para uma vaga que poderia ser otimizada por um treinamento do profissional que a ocupa. Isso é a valorização do ser humano em seu cargo atual, o incentivo à culturalização do empregado para poder exercer suas funções sem ter que demiti-lo e obter gastos com seleção e recrutamento de novos funcionários. 


As organizações que pretendem estender seus serviços precisam ampliar sua visão para gestão de pessoas e identificar que problemas rotineiros podem sim prejudicar o sucesso organizacional. Um simples boato que passa nos corredores de uma empresa não é só um simples boato, a alta rotatividade de funcionários não é só uma procura pelo profissional adequado e muitas outras situações que são ignoradas pela gerência, acabam destruindo aos poucos o interior das empresas. Na verdade falta a divulgação das atividades do RH estratégico, aquele que trabalha com o capital mais importante da empresa, o ser humano. 
Karen Mariane